O armazenamento de água no solo continua muito alto no Paraná devido às chuvas que vêm ocorrendo há mais de 20 dias. Desse modo, as condições continuam favoráveis para o plantio do milho no estado, onde já foram plantados 40% de toda área destinada à cultura.
Devido às condições satisfatórias, o plantio está ligeiramente adiantado em relação ao ano passado. Entretanto, em função das baixas temperaturas observadas nos últimos dias, o processo de germinação está atrasado, assim como todo o desenvolvimento inicial das plantas, o que poderá resultar em um atraso final no ciclo da cultura. Segundo a Somar Meteorologia, porém, nada que possa levar a quebras na produtividade.
Até sexta-feira (02/10), 60% das lavouras se encontravam na fase de desenvolvimento vegetativo. De acordo com a Somar, a semana começa com tempo aberto e previsão de chuvas a partir de quarta-feira (07/10), o que poderá inviabilizar os trabalhos de plantio, já que os volumes previstos estarão em torno dos 30 milÃmetros. As temperaturas estarão na casa dos 20 a 22 graus centÃgrados, condições ideais para a germinação e para o desenvolvimento da planta.
Já no Rio Grande do Sul, o clima continua prejudicando a lavoura de milho. Os frequentes dias nublados e chuvosos estão atrapalhando os trabalhos de plantio, gerando um atraso que já chega a 10%. Até sexta-feira (02/10) 38% de toda a área destinada à cultura do milho havia sido plantada, enquanto a média do últimos cinco anos é de 48%.
Ainda não há indÃcios de quebras de produtividade, pois 35% das lavouras ainda se encontram nas fases de germinação e inicio de desenvolvimento, fases em que é possÃvel uma recuperação rápida das intempéries climáticas.