O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, apresentou nesta quarta-feira (27) aos lÃderes cooperativistas como será o projeto de lei elaborado pelo governo do Paraná que dará uma subvenção ao prêmio do seguro rural para o trigo nesta safra de 2009. O encontro ocorreu na sede da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), em Curitiba, durante o fórum que reúne os presidentes de cooperativas de produção agropecuária e de crédito.
O projeto de lei será encaminhado pelo governador Roberto Requião à Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (2) na Escola de Governo. Se repetir o volume de seguro realizado no ano passado, o secretário Bianchini acredita que será necessário um aporte de R$ 3 milhões em recursos da Agência de Fomento para a equalização ao prêmio. Ele adiantou que o governo do Estado estará preparado para atender os pedidos que forem feitos.
Bianchini pediu a presença dos lÃderes cooperativistas para o ato de lançamento da lei para valorizar o trigo qualidade Paraná, cuja maioria é de variedade âmelhoradoraâ. Estão sendo convidados também os representantes da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e do Sindicato da Indústria do Trigo, uma iniciativa para unir a cadeia produtiva para valorizar o trigo do Paraná na Escola de Governo, disse o secretário.
Segundo Bianchini, o projeto apresentado é amplo para toda a agricultura do Paraná. Mas no decreto-lei o governo especifica que nessa safra de 2009 a subvenção será dada à cultura do trigo. A subvenção será de 15% sobre o prêmio do seguro rural na safra, complementando a subvenção de 70% já concedida pelo governo federal. Para os agricultores que aderirem ao Programa de Irrigação Noturna (PIN), o governo concede mais 15% totalizando o prêmio do seguro rural pago pelo produtor, explicou o secretário.
Bianchini pediu o empenho dos lÃderes cooperativistas para contribuir com a aceleração da tramitação do projeto no Assembleia Legislativa para que ele possa ser aprovado ainda em junho, embora seja retroativo a março de 2009.
Para o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, essa subvenção dá mais segurança ao produtor de trigo que enfrenta riscos durante o desenvolvimento da lavoura. Ele agradeceu o secretário pelo seu empenho no projeto, argumentando que as cooperativas do Paraná respondem por mais de 70% do recebimento e comercialização do trigo no Estado.
Koslovski destacou o projeto de lei que é amplo, mas este ano será especÃfico para o trigo, âmas que pode integrar outras culturas no futuroâ. O presidente da Ocepar disse que o projeto de lei é resultado de um compromisso do governador Roberto Requião assumido em Cascavel, durante o lançamento do plantio de trigo no Estado.
O Paraná é o maior produtor de trigo do PaÃs, com uma produção de 3,2 milhões de toneladas na safra passada, volume que correspondeu a mais de 50% da produção total de trigo no PaÃs em 2008.